sábado, 5 de outubro de 2013

JOGOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA


Livro com intuito de tornar o aprendizado de Ciências divertido é lançado pela Editora Átomo. O livro, intitulado “Jogos para o ensino de Astronomia” tem como organizador Paulo Bretones, o Coordenador da COMED (Comissão de Ensino e Divulgação) da SAB, e conta com capítulos escritos por associados da SAB.

O livro apresenta uma proposta para auxiliar o ensino de Astronomia, nos níveis fundamental e médio, oferecendo recursos didáticos na forma de jogos. Inicialmente aborda o interesse e as dificuldades encontradas pelos professores para ensinar o assunto, propondo o lúdico como potencial para o aprendizado. A seguir apresenta dez jogos, de diversos tipos, utilizando tabuleiros, cartas, bingos e até corporais ou sinestésicos. Por fim, apresenta uma discussão e propostas para aprendizagem de Astronomia em ambiente virtual. Assim, como forma de divertimento, traz a possibilidade de ensinar e aprender Astronomia por meio de brincadeiras.

Os jogos foram adaptados ou criados por um grupo de 17 autores que atuam na formação de professores na área de Educação em Astronomia no Brasil e no exterior. Além da participação dos autores dos jogos, o livro tem o prefácio do Prof. Marcos P. Leodoro (DME/UFSCar), do Projeto Ciência Lúdica.

O link referente ao livro no site da editora é:

Adriana Válio
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário