segunda-feira, 7 de outubro de 2013

QUINTA ESCOLA AVANÇADA DO INPE

Comunicamos que foi realizada a Quinta Escola Avançada do INPE entre os dias 16 e 20 de Setembro de 2013 no campus do INPE. A escola cobriu 4 tópicos em Cosmologia: 
  1. A Estrutura em Grande Escala no Universo e Grandes Levantamentos, ministrada pelo Dr Brice Menard da John Hopkins University; 
  2. A Radiação Cósmica de Fundo / Novos resultados do Planck, ministrada pela Dra Graça Rocha e pelo Dr Krzysztof Gorski, ambos do JPL/Caltech; 
  3. Simulações Cosmológicas, ministrada pelo Dr Neal Katz da Univ. of Massachussets; e 
  4. O Mistério da Existência, ministrado pelo Dr John Leslie, professore emérito da Univ. of Guelph. 


Tivemos também a apresentação feita pelo homenageado do evento, Dr. José Antônio de Freitas Pacheco do Observatório de Nice, sobre os 50 anos de história da Cosmologia no Brasil.

A escola contou com 58 participantes das mais importantes instituições no Brasil onde se desenvolve Cosmologia teórica e observacional: IFT, IFUSP, INPE/DAS, CBPF, ITA, Mackenzie, ON/MCT, UFES, UFRGS, UNB, UNIFAL. Além disso, dois estudantes do exterior, um da PUC/Chile, e outro da Universidad de Guanajuato/Mexico. Os arquivos PDF de todas as palestras estão disponíveis no endereço abaixo.

Foi um enorme prazer ter os participantes em nosso instituto durante o evento e esperamos que tenham aproveitado o máximo. A Escola Avançada do INPE é organizada com o intuito de colaborar para a melhor formação de profissionais na área. 

LOC
Carlos Alexandre Wuensche (INPE)
Joaquim Costa (INPE)
Karín Menéndez-Delmestre (OV/UFRJ)
Marcos Lima (IF/USP)
Oswaldo Duarte Miranda (INPE)
Reinaldo de Carvalho (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário