domingo, 15 de setembro de 2013

DESCOBERTA A MAIS VELHA ESTRELA GEMEA DO SOL



A descoberta de uma estrela muito parecida com o Sol, mas mais velha, está dando o que falar. O artigo publicado este mês no conceituado Astrophysical Journal Letters (ApJL, 774, 32, 2013), liderado pelos pesquisadores de instituições brasileiras TalaWanda Monroe, Jorge Meléndez, Marcelo Maia, Fabrício Freitas (IAG/USP), José-Dias do Nascimento e Matthieu Castro (UFRN) além de Alan Alves Brito (atualmente na Austrália).

O artigo pode ser lido em:

Atualmente, são conhecidas umas 20 estrelas parecidas com o Sol, batizadas de gêmeas solares, algumas mais novas outras mais velhas que a nossa estrela. Dentre estas, 6 foram descobertas por pesquisadores brasileiros. A estrela em destaque aqui é a mais velha gêmea solar descoberta até hoje.


Neste trabalho, os autores utilizaram espectros de ultra alta resolução da gêma solar HIP 102152, obtidos com o UVES no Very Large Telescope (VLT) de 8.2 metros da ESO. Com estes dados foi possível obter, pela primeira vez, uma abundância detalhada desta estrela mostrando que esta é a gêmea que mais se assemelha ao Sol em massa, temperatura efetiva, microturbulência e metalicidade.

Assim como o Sol, esta estrela é deficiente em elementos refratários relativo aos voláteis. Provavelmente uma indicação da existência de planetas terrestres em órbita.  No caso do Sistema Solar, acredita-se que os planetas terrestres sequestraram os refratários da nebulosa solar, deixando a estrela central deficiente destes elementos.

A principal diferença entre esta estrela e o Sol é a sua idade, estimada em 8.2 bilhões de anos, prestes a sair da sequência principal. O Sol tem apenas 4.6 bilhões de anos. Isto faz desta estrela, uma análoga mais velha do Sol, e portanto pode fornecer pistas sobre a evolução posterior do Sol e principalmente da sua abundância de Lítio (Li).

Acredita-se existir uma correlação entre a abundância de Li de uma estrela e sua idade, sendo que estrelas mais jovens têm bastante lítio. A abundância de Li da estrela HIP 102152 é a mais baixa registrada para uma gêmea solar até o presente, e pode ser utilizada para construir uma relação entre Li e idade para estrelas gêmeas solares.


Confira também a repercussão deste trabalho na mídia:

http://www.eso.org/public/brazil/news/eso1337/




http://www5.usp.br/31909/equipe-de-astronomos-identifica-estrela-gemea-do-sol/

Adriana Válio
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário