terça-feira, 27 de outubro de 2009

CEA: white papers e painéis

por Eduardo Telles (postado no Fórum da SAB em 25/10/2009)

Independentemente da questão importante da comissão que compilará um plano plurianual para a Astronomia brasileira, temos que nos inspirar pela oportunidade que temos nesta tarefa em mãos de dimensionar e planejar investimentos para atender interesses e necessidades da comunidade.

Para isso é necessario um levantamento destes interesses e necessidades junto aos pesquisadores. Os 'white papers' podem ser um caminho pratico que pode descrever projetos das diversas áreas da Astronomia. Esses 'white papers' poderiam ser por áreas, temas, ou mesmo projetos individuais que depois seriam compilados por um painel da área. Pesquisadores de áreas afins serão capazes de, em conjunto, levantarem as questões fundamentais da área. Ao exemplo, do decadal survey americano deste ano, a astronomia deles foi dividida em 5 painéis.

No caso, da Astronomia brasileira, além dos painéis temáticos, devemos ter painéis que compilarão os 'white papers', descrevendo os interesses, necessidades e projetos de outras questões importantes da comunidade, como divulgação científica, formação, planetários, instrumentação, participação em projetos tipos 'surveys' internacionais (SDSS, LSST, e outros), como também participação em consórcios internacionais de uso de facilidades e infraestrutura (GEMINI, SOAR, e outros) e espaciais (raio X, CMB, JWST, etc.), e outros grandes temas.

Portanto, na minha compreensão desta tarefa, será necessário a participação de muitos. Como um planejamento estratégico primeiramente será necessário levantar os insumos diversos desde a base. A etapa de relatório por diversos paineis será necessária, para que uma comissão possa compilar esse plano estratégico, gerado pela, e representativo da, comunidade. Alguns desses pontos já haviam sido levantados na reunião do RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário