sábado, 22 de março de 2014

MISSÃO ESPACIAL PLATO SELECIONADA

http://www.sab-astro.org.br/noticias

O Brasil novamente no espaço!
Nos dias 19, 20 de fevereiro de 2014, o Comitê de Programas Científicos (SPC) da ESA escolheu PLATO como a nova missão "M" ou "de porte médio". Ela concorria com outros quatro projetos:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/ESA_selects_planet-hunting_PLATO_mission

O satélite será lançado em 2024 e, além de países europeus e dos EUA, o Brasil participa do projeto com ciência e atividades de software e hardware. PLATO, é um acrônimo para PLanetary Transits and Oscillations of Stars.




Com uma matriz de 34 espelhos de 12 cm cada, num total 4 m de área coletora, o satélite será capaz de medir com precisão inédita os parâmetros físicos de cerca de 1 milhão de estrelas brilhantes, permitindo melhorar por um fator importante a precisão na determinação de seus parâmetros fisicos e, consequentemente, de seus planetas. Serão separados sem ambiguidade mini-Netunos e planetas rochosos. A missão se concentrará na descoberta e caracterização precisa de planetas telúricos que orbitem suas estrelas na zona 'habitável', região que pode propiciar a existência de vida. Esses planetas serão alvos preferenciais para estudos sobre suas atmosferas com futuros telescópios gigantes como ELT (ESO) e James Webb (NASA). Ela fará também um mapeamento bem mais completo dos vários tipos de sistemas planetários existentes na Galáxia. PLATO é uma forte colaboração sobretudo europeia - muitas instituições e centenas de investigadores estão trabalhando em conjunto com cientistas de todo o mundo -incluindo o Brasil- que completam a equipe:

http://www.oact.inaf.it/plato/PPLC/People.html

Vários cientistas e engenheiros brasileiros de algumas das principais universidades e centros de pesquisas em astronomia do país (p. ex., UFRN, UFMG, UFRJ, Observatório Nacional, Univ. Mackenzie, Mauá, USP, UEPG, etc...) já estão engajados do lado brasileiro na missão espacial PLATO. Temos interesses em temas de engenharia, como sistemas eletrônicos (hardware) a serem utilizados no desenvolvimento dos software de voo e de controle de atitude, processamento embarcado de sinais e correções de “jitter” nas curvas de luz. Em astrofísica, assuntos dos mais variados serão abordados pelos brasileiros: análise sismológica de estrelas, estrelas variáveis, anãs brancas, rotação estelar, evolução comparada do Sol, galáxias próximas e exoplanetas (descobertas, determinações orbitais e marés).

Já atuam na missão PLATO pelo Brasil, Eduardo Janot-Pacheco (Univ. São Paulo), José Dias do Nascimento (UFRN), Jorge Melendez (Univ. São Paulo), Vanderley Parro (Mauna Inst. of Technology) e Adriana Silva Valio (Univ. Mackenzie). Com a aprovação do projeto e a constituição em breve de um Comitê PLATO Brasil, que coordenará a participação brasileira na missão, outros colegas se juntarão a ela.

Interessados, contatar: Eduardo Janot Pacheco (eduardo.janot@iag.usp.br)
Responsável provisório pelo Comitê PLATO Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário