sábado, 7 de dezembro de 2013

UMA NOVA ESTRELA PARA O HEMISFÉRIO SUL



As noites do hemisfério Sul estão sendo iluninadas  por uma estrela nova da constelação do Centauro.  Quando foi descoberta pelo astrônomo australiano John Seach em 2 de dezembro, a nova tinha uma magnitude de 5,5 e está aumentando.  Suas coordenadas (J2000.0) são RA =13h 54m 45.34s, Dec =-59° 09' 04.2”, o que permite, a maior parte dos gaúchos,  observá-la a noite inteira, enquanto que na região Sudeste do Brasil, ela nasce a partir da meia noite aproximadamente e em Belém (PA) por volta das 2 da manhã. 

A figura abaixo mostra um esquema do céu na cidade de  São Paulo para o dia 7 de dezembro as 4:00 da manhã, quando a elevação da nova é de 20°.  Para achá-la basta seguir a linha imaginária que forma o braço menor do Cruzeiro, em direção da brilhante estrela Hadar, ou β Cen (para o Suleste). A pequena cruz vermelha da figura indica a posição da nova.   



Abaixo, uma foto  tomada por Rogério Marcon de Campinas em 5 de dezembro mostra a mesma região do céu. No destaque da foto, Rigel (α Cen) , Hadar (β Cen) e uma flecha que indica a posição de Nova Cen 2013.


No seguinte link, uma imagem animada mostra o campo visual antes e depois da aparição da nova:   http://i176.photobucket.com/albums/w189/walcom77/pnv_cen_animation_T31_3_december_2013_zps83b608d2.gif~original

Nova Centauri 2013 ou PNV J13544700-5909080, como foi batizada, parece se tratar de uma nova clássica, produto de uma anã branca acretando matéria de sua companheira.  Aínda não se tem dados da distância ao objeto mas algumas pessoas  já estão arriscando que será uma das maiores novas de todos os tempos. Na Figura abaixo, um espectro em torno da linha de Hα obtido por Rogério Marcon.




Mais informações na American Association on Variable Stars Observers  (http://www.aavso.org/aavso-alert-notice-492).

Carlos Guillermo Giménez de Castro
(CRAAM - Mackenzie)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ESO MAIS PRÓXIMO DA APROVAÇÃO FINAL


O Acordo de Adesão do Brasil à ESO deu mais um passo rumo à aprovacão final. Em 20 de novembro de 2013, foi designado o Relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), Dep. Eduardo Sciarra (PSD-PR). Apenas duas semanas depois, 5 de dezembro, o Relator apresentou parecer favorável pela constitucionalidade, juricidade e técnica legistativa do acordo, o qual pode ser ido na íntegra no link:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1207470&filename=Tramitacao-PDC+1287/2013

Agora só falta a comissão Comissão de Finanças e Tributação (CFT), cujo relator já foi designado, Dep. Afonso Florence (PT-BA) em 26 de setembro.

Para acompanhamento do processo na Câmara utilize o link:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=591830&ord=1

Adriana Válio
(Presidente - SAB)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O DIA DO ASTRÔNOMO


Há muito que a Astronomia deixou de ser "apenas" um campo da ciência, de pesquisa básica. Sua multidisciplinaridade a tornou um importante vetor de ensino e divulgação científica. Isso sem mencionar os avanços tecnológicos constantes, propiciados pelo desenvolvimento de novos instrumentos. Astrônomos empurram os limites da tecnologia, têm a responsabilidade de contextualizar a existência humana no universo, despertando a curiosidade do grande público e, com isso, são responsáveis também pelo engajamento dos jovens em ciências. O imaginário despertado pelas imagens astronômicas e pelo estudo do espaço é facilmente absorvido pela curiosidade infantil, fato este atestado pelo enorme sucesso das Olimpíadas de Astronomia.

Basta tomar o exemplo recente do cometa ISON que mobilizou entusiastas do mundo inteiro em uma campanha que durou quase um ano, intensificando-se nas últimas semanas. Nem a confirmação do bóson de Higgs foi capaz de gerar tanta atenção. O grande interesse do público e a enorme cobertura da mídia trouxeram um volume de informações dos mais diferentes campos da física, biologia, química e claro, da astronomia. Contextualizado e bem trabalhado, eventos como esse representam uma porta de acesso lúdica e didática ao método científico. O papel do astrônomo hoje está intimamente ligado ao aprimoramento do ensino e da popularização da ciência.

O dia 02 de dezembro ficou conhecido como o dia do astrônomo, que começou a ser celebrado informalmente na década de 1980. A data foi instituída pela assembléia legislativa do estado do Rio de Janeiro em 2006 e no âmbito federal, tramita um projeto de lei desde 2009 visando instituir a data nacionalmente. Ela coincide com a data de nascimento do imperador D. Pedro II, um grande entusiasta das artes e ciências, em especial da astronomia. No âmbito internacional, adota-se o dia 08 de abril como o dia mundial da Astronomia.

Que todos nós tenhamos céus limpos e escuros em nossas trajetórias! Feliz dia do astrônomo!

Cássio Leandro Barbosa
(UNIVAP)